Audiometria

Audiometria Tonal

Realizada em empregados que atuam em local com sobrecarga acústica, nível de ruído superior 80 dB (A) mesmo utilizando protetores auriculares.
Este exame deverá ser realizado após período de ausência do ambiente ruidoso de no mínimo l4 (quatorze horas); por ocasião da admissão, no 6º mês após a admissão e anualmente após este prazo.
A P.A.I.R. (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído) é um comprometimento auditivo irreversível, passível de prevenção, podendo acarretar ao trabalhador, alterações importantes que interferem na sua qualidade de vida.

São elas:

  • Incapacidade Auditiva,
  • Ansiedade e/ou nervosismo.
  • Isolamento,
  • Hipertensão Arterial,
  • Gastrite,
  • Distúrbios sexuais, etc.

Programa de Conservação Auditiva

Conceito

O P.C.A. é um Programa que visa garantir a conservação auditiva dos trabalhadores expostos ao agente físico Ruído, potencialmente nocivo, tendo em conta que as Perdas Auditivas decorrentes de exposições prolongadas a esse agente são previsíveis, passíveis de prevenção, contudo irreversíveis.

Objetivo:

O Programa de Conservação Auditiva (P.C.A.) tem como principal finalidade a manutenção do Perfil Auditivo do Colaborador, a partir do ingresso deste na Empresa, até o final do contrato de Trabalho.
A implantação de um P.C.A. no âmbito da Empresa é fundamental, não apenas para impedir o comprometimento auditivo dos empregados, mas igualmente serve como instrumento importante no sentido de demonstrar as efetivas preocupações do empregador em evitar acusações de negligências em relação às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, o que muito o auxiliará nas defesas contra eventuais solicitações judiciais de indenizações.

Fale conosco